quarta-feira, 22 de julho de 2009

COBRAS PEÇONHENTAS

JARARACA


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjaD7SajhT87SQZ0P4va_o6Nc1o3C5vLt6q-YAWQedkPfNwyJq_8tfVa2ArxBGCeawhw6U1oM2Ai4mRYHNltWzDuldfKmHS_7eBp1j0BRUDrcixNFzab7HHgCAMOk-k9hzqHCYWiJ4wwk/s400/c_jararaca.jpg

Jararaca (Bothrops)

Também conhecida como jararacuçu, urutu, cotiara, caiçara, boca-de-sapo, etc. Existem em todo o Brasil e em todo tipo de terreno e vegetação. Sua picada causa inchaço e perda de sangue, inclusive pelas gengivas. Como tratamento, usa-se o soro antiofídico, o soro anti-botrópico (específico), ou ainda o soro anti-botrópico-laquético.




______________________________________________
PICO - DE - JACA


http://farm4.static.flickr.com/3098/2657632100_ea1d3cd6af.jpg

Picos-de-jaca (Lachesis)

Os sintomas de sua picada são os mesmos da picada da jararaca: inchaço e hemorragia. O soro específico a ser usado é o soro anti-laquético, porém na Amazônia, dada a dificuldade para diferenciar as picos-de-jaca das jararacas, deve ser usado o soro antibotrópico-laquético, que serve para os dois tipos de cobra. As picos-de-jaca são encontradas na Amazônia e na Mata Atlântica, do Rio de Janeiro até a Paraíba.




_______________________________________________
CASCAVEL


http://dreina86.files.wordpress.com/2009/05/cascavel.jpg


Cascavel (Crotalus)

A cascavel é identificada pelo chocalho característico em sua cauda. Os sintomas da sua picada são a dificuldade de abrir os olhos, a visão dupla, a chamada "cara de bêbado" e a urina cor de coca-cola. O tratamento consiste na aplicação do soro anti-crotálico ou do soro anti-ofídico polivalente. Encontram-se nas regiões de campo do Centro, Sul, Nordeste e da Amazônia. Nunca sào encontradas, entretanto, no interior das florestas.



_______________________________________________

CORAL - VERDADEIRA



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeM_U_qEQWKSkoeg6-rEcZnUAGNnemiu52N5LVFm60P5C9cqZL7QlHShgF7QsOCZmCv_dxu5a1yGZbM8c6BdjXJosJz_cL71rLRHaeZGsORghQtKPAl2F9UlQ8Zrbt0nUfqMDKV6z-tZ4/s400/cobra+coral+-+dreyfus.ib.usp.br.jpg

Coral-verdadeira (Micrurus)

Sua picada causa dificuldade em abrir os olhos e visão dupla e "cara de bêbado" (como a cascavel) mas, além disso, sufocação. O tratamento consiste na aplicação do soro anti-elapídico e apenas este. As corais verdadeiras existem em todo o Brasil, e em qualquer terreno. A diferença da falsa-coral é que nesta, os anéis não contornam todo o corpo da cobra.